Search

Carregando...

28 de jan de 2011

Cuidado com Trufas Caseiras de Validade Longa!

Queridos leitores, amigos e clientes,

Hoje quero falar para vocês sobre as trufas caseiras...hummmmmmm...é um delícia comer uma trufinha em qualquer ocasião, depois do almoço, ou as vezes á tardinha quando bate aquela fominha quando estamos no escritório trabalhando...não é verdade?
Quem já não sentiu uma vontade repentina de comer um docinho ou um chocolate ?
Pois bem, realmente acho que todo mundo ja teve esse desejo e quando têm a oportunidade acabam comprando uma trufa, ou bombom trufado caseiro em uma lanchonete, restaurante...barzinho...enfim...
Bom, hoje todo mundo sabe que nosso clima está muito estranho, um dia um calor de 30 graus e no outro chove e faz frio...e atualmente nosso verão está super intenso quase que diariamente...
Comer chocolates e trufas caseiras nesta época exige um certo cuidado, assim como quando ficamos cautelosos e evitamos comer uma maionese em um restaurante por kilo...
Porque esta cautela? porque sabemos que o alimento está exposto há algum tempo, pode azedar, prolifera bactérias podendo nos causar mal estar e as vezes até mesmo uma grande intoxicação alimentar.
Com as trufas o cuidado deve ser o mesmo, pois muitas pessoas atualmente oferecem e vendem trufas caseiras com validade até 90 dias...aí vem a pergunta, como pode uma trufa caseira durar tanto tempo?
Pois é...não pode...na verdade.
 A verdadeira trufa, para quem não sabe é feita a base de creme de leite, e todos sabemos que qualquer derivado de leite, principalmente feitas artesanalmente, sem adição de conservantes, não têm como durar tanto. Com este calor atual uma trufa caseira feita corretamente deve durar no máximo 10 dias, e isto se estiver armazenada adequadamente, em um ambiente arejado, sem umidade e sem contato com luz forte.
Além disso, não se deve colocar em geladeira, pois o chocolate armazenado na geladeira, perde suas propriedades e podem notar...fica esbranquiçado e suando, pois pega toda a umidade da geladeira.Isso ocorre, porque o chocolate já é feito com uma temperatura adequada para conservação e o mesmo fica esbranquiçado porque solta a gordura natural..a manteiga de cacau. 
A trufa que possui validade superior a 15 dias, normalmente não é feita somente com creme de leite, usam outras coisas, na aparência ela realmente parece estar perfeita e saborosa, mas por dentro as bactérias se proliferam de tal forma que a olho nu se pudéssemos ver...certamente ficaríamos apavorados...
Esta proliferação se deve justamente pelo fato de ser feita com derivados de leite, ou até mesmo feitas com leite puro, que todos sabemos possui uma curta validade fora da refrigeração e mesmo refrigerado, pode azedar.
Então não acreditem em milagres e trufas baratas de R$1,00 com durabilidade absurda, pois somente as indústrias de chocolates são capazes de realizar os procedimentos adequados de conservação e validade extendida. Ninguém que faça artesanalmente têm a condição de manter tal produto e garantir uma validade extensa, pois seria necessário ter um químico responsável pelos conservantes adequados, e certamente somente as indústrias possuem esta segurança. 
Sendo assim, amigos leitores, não se iludam com preços e validades extensas, as vezes é muito melhor pagar um pouquinho mais e comer uma trufa deliciosa fresquinha, que se aventurar por aí com algo que pode gerar sérios riscos a sua saúde.
Vai a dica então, sempre verifiquem se o produto caseiro possui uma data de validade coerente com o produto, as trufas duram no máximo 15 dias em épocas de temperatura amena e agora no verão, no máximo 10 dias e ainda assim se conservadas adequadamente.

Continuem apreciando os produtos caseiros, chocolates, ovos de páscoa, bombons e trufas, mas sempre se certifiquem da qualidade do chocolate e do profissional que o manuseia.
Espero que tenham gostado destas informações.


Abraços

Vida - Excellence Chocolates.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário