Search

31 de jan. de 2011

Validade dos Pães de Mel Caseiros

Olá Amigos leitores,

Comecei esta semana a trabalhar na internet e depois das atuais postagens e acessos ao facebook, recebi alguns e-mails perguntando sobre a validade dos pães de mel caseiros e recheados.
Os pães de mel que faço não possuem conservantes e em temperatura ambiente, conservado longe do calor, da umidade e da luz, eles duram no máximo 21 dias levando em consideração a temperatura de outono/inverno.
Atualmente, com as altas temperaturas tenho feito os pães de mel para meus clientes que revendem em restaurantes, lanchonetes e bares com uma validade máxima de 12 dias, pois a maioria dos restaurantes não possuem ar condicionado e a temperatura interna é elevada, sendo assim evito a validade máxima e procuro colocar a validade de acordo com a temperatura da época. O pão de mel não pode ser levado a geladeira pois o chocolate fica esbranquiçado, perde suas propriedades naturais e absorve umidade, então a melhor forma de conservá-los é longe de ambientes quentes e umidos.

Evitem consumir este produto se estiver com a validade estendida, da mesma forma que informei no post passado sobre as trufas, os riscos são grandes...
A maioria dos clientes que forneço pão de mel para revenda, procuram manter a qualidade do produto e conservam de maneira correta. Todos os meus clientes são informados sobre a forma de conservação para evitar riscos para os clientes deles e também problemas com a vigilância sanitária. Todos são embalados e etiquetados com as datas de validade e também com os ingredientes utlizados em sua confecção, desta forma, os consumidores se sentem mais seguros e sabem o que estão comprando.

O pão de mel feito para presentear normalmente faço sempre fresquinho um dia antes no máximo, para entregar ao cliente. Os clientes que habitualmente compram para revender em seus estabelecimentos possuem uma rotatividade grande no volume de venda e por esta razão, os pães de mel se conservam fresquinhos.

As embalagens feitas para presente, procuro colocar a data de validade também para que a pessoa que está recebendo tenha a informação exata da data de consumo, pois muitas pessoas guardam os chocolates para consumirem depois, e neste caso isso deve ser feito com os produtos industrializados e não com os produtos caseiros, justamente por não possuírem conservantes.

Espero que tenham aproveitado as informações e não deixem de nos consultar para comprar presentes, elaborar lembrancinhas e também na páscoa.

Estou sempre a disposição para esclarecer as dúvidas.

Abraços.
 
Vida

Excellence Chocolates

4 comentários:

  1. Gosteiiii e depois quero tirar umas dúvidas com vc, pois to querendo começar a fazer e revender para restaurantes, lojas, lanchonetes, escolas e não sei nada ainda e to buscando informações pela internet.... Muito bom o seu site! Sucesso!

    Me chamo Tathyana e sou de Minas.


    Meu email: Vou te add no meu msn pode?

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Tirei uma grande dúvida com você. Te agradeço e que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. olá!
    porque pão de mel embolora com menos de 20 dias de fabricação?
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Como está explicado no post, o pão de mel dura em condições ambientais adequadas, no máximo 21 dias, mas como nunca podemos controlar a temperatura e conservação que os clientes mantém os pães de mel o ideal é que se conserve no máximo 12 dias, pois nossas temperaturas atuais estão muito oscilantes. Pão de Mel caseiro não possui conservantes e por isso deve ser consumido o mais fresquinho possível. Os pães de mel emboloram quando a temperatura de conservação está alta, quando a massa de pão de mel é feita a base de ovos, e outras inúmeras razões. Caso você esteja fazendo pães de mel para revender em estabelecimentos, evite a validade máxima, procure conhecer o local onde será exposto o produto, lugares quentes, com muita iluminação, ou que batem sol diariamente, certamente vão diminuir e muito a validade dos pães de mel.
    Espero ter sanado suas dúvidas.

    ResponderExcluir