Search

29 de jan. de 2011

A História do Chocolate

A História do Chocolate

Publicação da Biblioteca Nacional traz informações sobre a origem e o seu uso nas comemorações da Páscoa
A Revista de História da Biblioteca Nacional, edição nº 43, do mês de abril, traz uma extensa reportagem sobre a origem americana do chocolate e o uso do produto nas comemorações da Páscoa Cristã, após ter seu consumo amplamente disseminado na Europa, no Século XVI.
A revista dedica 25 páginas para contar a história da origem do produto e seu consumo nas comemorações da Páscoa. Faz um relato sobre as primeiras celebrações da Quaresma no Brasil, na época da corte portuguesa e a maneira como o chocolate foi adaptado à tradição cristã de presentear ovos para comemorar o renascimento de Jesus Cristo.
Originário das regiões de clima quente e úmido da Bacia Amazônica, o cacau, matéria-prima do chocolate, era largamente consumido pelas populações indígenas pré-colombianas, que preparavam uma bebida de cor avermelhada e adoçada com mel, mais tarde transformada na disputada iguaria do chocolate.
O consumo da bebida foi logo incorporado pelos colonizadores espanhóis e portugueses no contato que mantiveram com as comunidades nativas da amazônia e levado para ser consumido pela corte européia.
A revista traz informações sobre o início do cultivo do cacau no Nordeste brasileiro, região que mais tarde se transformaria em grande polo exportador do produto no país, tendo todo um ciclo cultural criado em torno da lavoura cacaueira. A produção cresceu no Brasil, estimulada pela grande aceitação que o chocolate teve entre a população europeia.
A Revista de História da Biblioteca Nacional, lançada em 2005, oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional.
Única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil, a RHBN é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país e pode ser assinada. O conteúdo integral de todas as edições da revista também pode ser acessado no endereço www.revistadehistoria.com.br.
A Fundação Biblioteca Nacional integra o conjunto de instituições públicas vinculadas ao Ministério da Cultura.
(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Assessoria de Imprensa da BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário